sexta-feira, 23 de junho de 2017

A importância do ovo nas refeições.

Os ovos são excelentes fontes de proteína e alto valor biológico, além de conter boas fontes de Vitamina B12, A, E, e os minerais fósforo e zinco.
A gema de ovo contém luteína e zeaxantina, que auxiliam na proteção dos olhos contra a radiação ultravioleta. A colina, encontrada nos ovos, é um nutriente essencial para o cérebro.

Sim, o ovo contém um alto valor de colesterol, mas aí quebramos mais um mito. As pessoas confundem o colesterol presentes no nosso sangue com o colesterol que vem dos alimentos, que chamamos de dietéticos.
Durante muito tempo, acreditou-se que esse tipo de colesterol, o dietético, era o maior responsável pela formação de placas, ateromas, nas artérias, e, por isso, muitos médicos e nutricionistas proibiam o consumo do alimento, porque, a gema do ovo era rica em colesterol.
 Pessoas com problemas de colesterol não podem comer ovo?
Mito.Atualmente, esse mito foi quebrado. Embora o ovo tenha uma quantidade relativamente alta de colesterol, em média 200mg, por unidade, tem pouquíssimas gorduras saturadas e inúmeros nutrientes, como proteínas, ácido fólico e outras vitaminas do complexo B.
Importância do ácido Fólico:
É uma que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardíacas, derrames e ainda ajuda controlar a hipertensão.
Esclarecendo: O colesterol dietético embora tenha influência no colesterol sanguíneo, não é a pior gordura para as formações das placas, e sim, eram as gorduras saturas e hidrogenadas.
 Pacientes com Diabetes não podem comer ovo?
Mito. Pacientes diabéticos e com problemas cardiovasculares tenham que ter moderação no consumo, pois metabolizam o colesterol dietético de outra forma, duas a três gemas / ovos por semana não causam danos à saúde e são melhores opções do que os queijos amarelos e gordurosos, massa folheada ou salgadinhos e sorvetes, ricos exatamente nas gorduras hidrogenadas e saturas.
Dicas de Consumo:
• Coma de 3 a 5 unidades de ovo por semana, nunca mais que 7 unidades;
• Prefira ovos cozidos aos fritos;
• Comprovou que o ovo de codorna tem 38% de gordura a mais que os outros. Já a diferença das proteínas e do colesterol é insignificante entre os vários tipos de ovo;
• O ovo tem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade, ou seja, a gente demora mais a sentir fome, pode ajudar no processo de perda de peso.
• Mas se for comer ovo na hora do almoço não coloque carne no prato. A soma do colesterol do ovo e da carne é um excesso para uma mesma refeição;

Nenhum comentário:

Postar um comentário