terça-feira, 1 de agosto de 2017

Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC.

Se você vive reclamando da vida, enxerga somente o lado negativo das coisas e sempre acha que algo ruim está para acontecer, atenção: o excesso de pessimismo pode desencadear um Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC.
O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é um transtorno mental incluído pela classificação da Associação Psiquiátrica Americana entre os chamados transtornos de ansiedade.
No TOC o indivíduo se vê atormentado por pensamentos obsessivos – simetria, perfeição, guardar coisas inúteis – e comportamentos compulsivos – limpeza, repetições de palavras e fazer listas, por exemplo.
Sinais e sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
A maioria das pessoas com TOC têm obsessões e compulsões, mas algumas experimentam apenas um ou o outro.  Ambas ocupam uma boa parte do tempo, prejudicando ou dificultando o dia a dia.
– Alterações dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões).
– Alterações das emoções (ansiedade excessiva, medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
– Alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações).
Os sintomas do TOC podem aumentar e diminuir ao longo do tempo e as manifestações são variadas. Normalmente, o indivíduo apresenta diversos sintomas, sendo que um ou outro predomina e causa mais perturbação.
Por que algumas pessoas só alimentam pensamentos ruins?
Há pessoas que tendem a ser pessimistas em relação a quase todos os aspectos da vida, ficando presas em um círculo vicioso negativo, no qual pensamentos distorcidos causam sentimentos ruins e acabam potencializando a crença de que tudo sempre dá errado.
Em geral, pessoas pessimistas foram criadas com muitas críticas e pouco reconhecimento, colocando sua atenção sempre nos erros. Também podem ter sido superprotegidas e cresceram acreditando que o mundo é muito perigoso e que sempre algo ruim está para acontecer. Ou então, tinham que cumprir muitos rituais e seguir muitas regras, transferindo esse comportamento de forma exagerada na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário